Cuidar de piscina é uma tarefa que para muitos pode ser muito complicada, é difícil monitorar e controlar todos os parâmetros, mante-los sempre equilibrados, manter a piscina livre de algas, segura e saudável, é por isso que os aparelhos alternativos foram feitos, para auxiliarem na manutenção da piscina e tornarem nossas vidas mais fáceis e práticas. Nesse artigo iremos falar sobre os principais aparelhos alternativos para o tratamento de piscinas!
Ozônio:
O ozônio é um gás natural presente na natureza, formado através do oxigênio contido no ar. Sua formulação química é O3. É um dos mais fortes oxidantes, sendo mais forte até que o cloro, elimina com facilidade a matéria orgânica presente na água e alguns microrganismos.
O ozônio também é conhecido como oxigênio ativo, tem propriedades bactericidas, algicidas, viricidas e fungicidas, por isso é uma excelente alternativa para o tratamento de piscinas. Seus benefícios se dão pela alto poder oxidante que trás como consequência a diminuição do consumo de demais produtos, como algicidas, clarificantes, eliminadores de oleosidade e etc.
Os aparelhos de ozônio não deixa residual na água, suas propriedades só fazem efeito quando o equipamento estiver ligado, isso acaba por consumir maior energia e quando desligado sua piscina pode ficar desprotegida, outro fator negativo no ozônio é pelo mesmo não ter propriedades sanitizantes, nesses casos o uso do M20 Sanitizante junto ao ozônio é uma ótima saída para ter uma piscina 100% segura, saudável e livre de cloro.
Ionizador:
Os ionizadores purificam sua água eliminando fungos e bactérias através da produção de íons de cobre e prata, os íons de cobre funcionam como algicidas, mantendo sua piscina livre de infestação de algas, já os íons de prata atuam como eliminadores de bactérias, fungos e vírus, livrando sua piscina dos microrganismos vivos que possam vir a fazer mal a sua saúde.
Diferente do ozônio, os ionizadores são capazes de manter residual na água mesmo após o aparelho estando desligado, isso faz com que o consumo de energia não seja tão alto, além de também reduzir o consumo de outros produtos como algicidas, sanitizantes e etc.
A desvantagem é que o cobre e a prata são metais pesados que não são expelidos por nosso organismo facilmente e podem trazer graves problemas a nossa saúde, por isso é necessário um controle desses metais na piscina. Outra desvantagem é pelo fato de não possuir propriedade oxidantes, ou seja, após matar os microrganismos que estão em sua piscina eles ainda continuam presentes em forma de matéria orgânica e mesmo mortos podem fazer mal, precisando ser oxidados, dessa forma oO2 Purity e o Mplus Oxidante são excelentes combinações para ter uma piscina protegida, segura e sem cloro, pois além de eliminar toda matéria orgânica da água, ajudam no controle e redução de metais presentes nela.
Ultra Violeta:
O aparelhos Ultra Violeta ou U.V são excelentes germicidas, muito eficientes no processo de esterilização da água. Funcionam com um comprimento de onda da radiação solar que é capaz de eliminar fungos, germes, bactérias e protozoários que estejam presentes na água.
Seu benefício se dá por conta de ser altamente prático, simples e seguro, seguro pois não há riscos de super dosagens, pois nada é adicionado na água, é só radiação da luz solar e essa radiação só é emitida ali no equipamento, também é vantajoso pelo baixo custo de aquisição do aparelho, comparado aos demais é o que tem menor custo, além de ajudar na economia de demais produtos utilizados na manutenção da piscina como algicidas, clarificantes, sanitizantes e etc.
O lado negativo do equipamento U.V é que assim como o ozônio, seus efeitos só duram enquanto o equipamento estiver ligado, pois não deixa residual na água. Porém para auxiliar a manutenção de uma piscina que tenha o equipamento U.V nós indicamos o uso do Mplus Oxidante ou o Oxidante MultiAção, pois o peróxido de hidrogênio combinado com raios ultra violeta pode ser convertido em radical hidroxila (•OH), que é um dos mais poderosos oxidantes que se pode ter, ficando atrás apenas do flúor. Também é aconselhado períodicamente colocar dosagens do M20 Sanitizante para manter residual de sanitizante na água.
Agora que você já sabe de tudo sobre os equipamentos alternativos para o tratamento de piscinas você pode escolher o que melhor se encaixa em sua necessidade e também já sabe como tratar uma piscina que tenha esses equipamentos de maneira segura, saudável e isenta de cloro!